Sim, é preciso e se faz necessário em quase todos os casos. O tratamento ortodôntico torna-se de fundamental importância ser realizado em conjunto com o tratamento cirúrgico, geralmente dentro da seguinte seqüência: cerca de 12 a 18 Meses de preparo ortodôntico antes da cirurgia (dependendo do grau de mal-oclusão dentária) conseguindo assim o melhor posicionamento possível de uma oclusão dentária satisfatória, facilitando o trans-operatório (durante a cirurgia). Após a cirurgia, a seqüência do tratamento ortodôntico só poderá ocorrer depois de aproximadamente 10 meses.
Como ocorre a recuperação após este tipo de Cirurgia?
Edemas, que tendem a desaparecer em aproximadamente 4 a 5 dias. Estando o paciente apto à suas atividades corriqueiras em torno de 10 a 15 dias
Aonde e como são realizadas estas cirurgias?
São realizadas em âmbito hospitalar sob anestesia geral. As incisões (cortes em tecidos) são todas feitas intra-oral (dentro da boca), portanto, sem a presença de cicatrizes. A duração da operação depende do procedimento a ser alcançado, de a cordo com o planejamento pré-operatório, tanto do ortodontista, quanto do Cirurgião Bucomaxilofacial. E o período de permanência do paciente no hospital normalmente vai de 1 a 2 dias, com continuidade de sua recuperação em sua residência com as instruções pós-operatórias.
Se faz necessário o bloqueio dos maxilares após a cirurgia?
Depende de cada caso, mas grande parte das cirurgias hoje não se utiliza mais esta técnica, pois a fixação óssea é realizada com mini-placas e mini-parafusos biocompatíveis e que fornecem uma imobilização rígida o suficiente para permitir que o paciente permaneça com a mobilidade mandibular (abrir e fechar a boca) após a cirurgia, podendo ter uma melhor alimentação e higienização da cavidade oral. Existem também mini-placas e mini-parafusos reabsorvíveis, que por volta de 12 meses o próprio organismo se imcumbe de absorvê-los.
Qual é o profissional indicado para realizar este tipo de tratamento?
Como foi relatado anteriormente, os profissionais que estão aptos a realizarem este tipo de tratamento em conjunto são: o Ortodontista (tratamento ortodôntico pré e pós-operatório) e o Cirurgião Bucomaxilofacial (é o único profissional apto a realizar a intervenção cirúrgica), que irão realizar o planejamento do caso em todos os aspectos.
Qual é o valor deste tratamento?
O custo depende da característica do caso clínico, haja vista que existem variações de classificações de posicionamento dos maxilares e suas mal-oclusões.
Rua: Gonçalves Dias, 768 "A" Olaria - CEP: 76801-234
Cidade: Porto Velho - RO
Bairro: Olaria
Telefones: (69) 3223-6544 / 8411-9280 / 9995-9280 / 8100-8237 / 9280-6105
|